quarta-feira, 23 de julho de 2008

Luas e Deusas

Nova, Crescente, Minguante, Cheia...encantadoras Luas que a cada ciclo influencia o movimento das águas e emoções.

Suas fases cheias de simbolismo estão presente na vida de cada um de nós revelando o “eu feminino” e o perene curso das diferentes e fascinantes faces lunares.

Luas Deusas que silenciam, expressam, se renovam, desenvolvem, amadurecem e estão sempre prontas para agir com seu poder de transformação potencializado com a bênção dessa mágica sucessão lunar.

A Lua confere ao espaço celeste graça, beleza e muitas riquezas. A Lua tem seu significado reverenciado e vivenciado em distintas culturas. Na mitologia grega, os mitos da criação apresentam as Deusas Luas de modo especial.

Confira a seguir trechos de poemas que fazem parte da apresentação poética Mitos da Criação do Grupo Encontro das Águas que já fizeram parte de uma das edições da Escola das Deusas e cuja divulgação da atividade realizada em 2006 teve apoio cultural do Espaço Alpha:

Deusa HÉCATE - Lua Nova – MISTÉRIOS DOS CICLOS DA VIDA
“Tomo nos olhos delicadamente esta noite
Jardim de puro tempo .....Com ramos de silêncio unindo os mundos.
Tudo quanto quisesse aqui se encontra:
Nos arroios de estrelas – pelos bosques onde há risos (e próximos soluços?).
Sinto perfume e orvalho
Imagens tênues que inventa a solidão,
para fazer-se ...de repente ...saudade.”


Deusa ÁRTEMIS - Lua Crescente – A JOVEM E VAIDOSA CAÇADORA
“Vem, Noite, antiqüíssima, idêntica
Noite Rainha nascida destronada ...Noite igual por dentro ao silêncio
Noite com as estrelas lantejoulas rápidas no teu vestido franjado de Infinito ...
Vem , vagamente ... Vem, levemente
Nossa Senhora das coisas impossíveis que procuramos em vão
dos sonhos que vêm ter conosco ao crepúsculo, à janela
Vem e embala-nos ...Vem e afaga-nos ....

Beija-nos silenciosamente na fronte
Tão levemente na fronte que não saibamos que nos beijam
senão por uma diferença na alma”


Deusa DÉMETER - Lua Cheia – PLENITUDE DA MULHER
“Há que dar o perfume que encerra nossas almas!
Há que ser todos cantos, todo luz e paixão.
Há que abrir-se de todo diante da noite negra.
Há que deitar o corpo dentro da alma inquieta!
Do barco lunar fazer-se passageiro, tecer encantamentos.
Há que semear e que provar o fruto, saciar a sede de aromas e risos,
Sentir os cheiros de anseios e medos, encher-se de cantos novos,
Que fartem de risos o silêncio.
Deixar que a alma dos ventos nos conduza em direção à alma das coisas.
E então, cascatas de luz virão derramar-se pelos campos quentes da terra.
Farão pulsar cada artéria no ritmo das ondas, das marés ...
Ela vem arrastar, subjugar a escuridão, despertar o sonho e adormecer o revelado. Plena, distante, presente, inconstante... Semeadora suprema dos ventres da terra.”


Deusa ATENA - Lua Minguante - SABEDORIA
“Deixem-me entrar .. Venho fria de paredes e cristais
Abram telhados e peitos onde eu possa me aquecer
Tenho frio... minhas cinzas de sonolentos metais buscam a crista do fogo
Nos montes, ruas e umbrais
Mas a neve me carrega nas suas costas de jaspe e a água tão dura e fria me afoga em lagos fatais
Mas esta noite terão rubro sangue as minhas faces ..nem sombra ... nem abrigo
eles não vão escapar ...que eu quero um peito para me aquecer ...um coração para mim, bem quente ...que se derrame pelos montes de meu peito.”

Nenhum comentário: